Atualizado: 23 de mai.
Acredito que muitos de nós já ouvimos de nossos instrutores algo como, "Cuidado com a VA, comando!", "Olhe para a velocidade e não exceda a VA!"...
Acredite, essa preocupação não é à toa!
Vamos aprender um pouco sobre este assunto de forma concisa.
A Maneuvering Speed (VA) é a velocidade a qual nos permite voar em atmosfera turbulenta sem que a aeronave atinja seu Load factor máximo em caso de deflexão máxima dos controles de voo. Teoricamente, voando nesta velocidade ou abaixo dela, estaremos Safe and Sound (São e salvo), porém não...
As fabricantes nos garantem esta situação somente quando aplicamos um comando por vez. Se utilizarmos mais de um comando por vez o papo é outro! Podemos quebrar antes mesmo de entrar na condição de Stall!

Lembrem-se, o Load Factor máximo vai variar conforme a categoria de certificação da aeronave - Utility (Utilitária) :+4.4Gs e - 1.76Gs; Normal: +3.8Gs e - 1.52Gs; Aerobatic (Acrobática): +6Gs e - 3Gs.
A Maneuvering Speed (VA) existe para nos garantir que a aeronave não irá "quebrar" ou sofrer uma deformação plástica antes mesmo de entrar na condição de Stall. Um fato interessante sobre isso é a variação da VA conforme há alteração de peso da aeronave (Quanto menor for o peso, menor será a nossa VA). Se observarmos bem na acft que voamos iremos identificar uma placa com a informação "Maneuvering Speed (VA)", porém esta informação é baseada somente no Max. Gross Weight, ou seja, no Peso Bruto Máximo. Para identificarmos valores intermediários podemos utilizar a fórmula abaixo.
(VA) na Max. Gross Weight x √ Peso Atual/Max. Gross Weight

Abraços!!