top of page

Tomada de Decisão Aeronáutica (PAVE Checklist)

Atualizado: 23 de out. de 2021

O que precisamos levar em consideração antes de nossos voos? Combustível necessário, peso e balanceamento, condições da aeronave... Muita coisa! Não é mesmo?!


Dependendo da situação que encontramos, damos o GO ou NO GO para o nosso voo.


Nesta leitura veremos o PAVE checklist, uma forma que podemos nos aliar para evitarmos e percebermos riscos, antes mesmo do início de nossos voos.


P: Pilot in command (Piloto em comando)

A: Aircraft (Aeronave)

V: EnVironment (Ambiente)

E: External pressures (Pressões externas)


Essas quatro categorias farão parte do nosso processo de tomada de decisão aeronáutica. Através do PAVE poderemos lembrar com maior facilidade todos os pontos que precisamos antes de partir para um voo. Se o piloto identificar qualquer risco dentro dessas categorias, ele poderá tomar a decisão de continuar ou não com a operação.


Vamos voar através de cada um desses tópicos para descobrirmos um pouco mais...


P (Pilot in command) - Você está apto a continuar com a operação?

Leve em consideração o seu tempo de sono, alimentação, experiência para determinado voo e condição emocional.


A (Aircraft) - Haverá qualquer limitação da aeronave durante a operação?

Isso pode estar relacionado com qualquer falha mecânica, vazamentos, MEL (Minimum Equipment List) , performance e peso e balanceamento. Dentro deste tópico é muito importante termos conhecimento técnico de nossa aeronave, assim como das cartas e tabelas de performance indicados no POH (Manual).



V (Environment) - Todos os pontos na rota e em solo estão em mínimas condições para um voo seguro?Verifique as condições climáticas em todos pontos de seu planejamento de voo, tenha conhecimento dos terrenos que estará sobrevoando , confirme se todos os NAVAIDs de sua rota estão em operação, avalie os obstáculos que poderá enfrentar durante a aproximação e tenha conhecimento das Wake Turbulence (esteira de turbulência) que poderá enfrentar durante a decolagem e pouso.



E (External pressures) - Está apto a prosseguir mesmo com cobranças e pressões externas?

Pressões externas podem nos levar a níveis de ansiedade elevados, assim como um nervosismo desnecessário. Obviamente não queremos colocar a nossa operação em risco por conta disso. Veja se vale a pena acelerar a operação para satisfazer alguém, tenha humildade para reconhecer o que é certo para um voo seguro em meio a cobranças externas e busque ter controle da operação (mesmo se tiver que ignorar pedidos de pessoas relevantes).



Dentro de cada tópico foram apresentados alguns exemplos, mas não se limitem a eles. Sigam o PAVE e vejam quais fatos poderão contribuir para um dos tópicos abordados.


Meus amigos aviadores, o tema de segurança de voo é primordial em todas as operações, então busquem levar isso com vocês desde a sua saída de casa até a chegada no seu ponto de destino. Avaliem o PAVE e tomem suas decisões de forma tranquila e correta. Se encontrarem riscos, planejem para que se possam contorná-los de forma segura. Se acharem que não da para prosseguir com o voo, dê a sua decisão de NO GO e expliquem os fatos para quem for necessário.


FLY SAFE!


Um GRANDE abraço a todos!

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page