Durante o treinamento em aeroclubes e escolas de voo, somos constantemente lembrados pelos nossos instrutores de que uma tarefa essencial deve ser feita antes de cada voo: a verificação dos documentos da aeronave. Vamos ser sinceros, não é a parte mais empolgante do processo, mas é fundamental para garantir que estamos cumprindo todos os requisitos estabelecidos pelo RBAC 91 - Requisitos Gerais de Operação para Aeronaves Civis. E, ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma tarefa que podemos "delegar" para outra pessoa.
O RBAC 91 deixa claro que é responsabilidade do piloto em comando verificar se todos os documentos estão a bordo da aeronave. Por isso, nada de deixar para depois ou esquecer de conferir!
Então, bora lá! Vamos dar uma olhada no que deve estar na nossa "pochete de documentos" antes de cada voo:
Ramp Check! Mãos ao alto e vamos conferir os documentos essenciais!
Certificado de matrícula e certificado de aeronavegabilidade
Esses dois são os primeiros na lista. O Certificado de Matrícula comprova que a aeronave está devidamente registrada, e o Certificado de Aeronavegabilidade garante que a máquina está em condições seguras para voar. Fundamental!
Checklist da aeronave
Nada de esquecer da checklist! Ela é a nossa aliada para garantir que todos os sistemas da aeronave estão em ordem antes de decolar.
Publicações aeronáuticas apropriadas ao voo
Verifique se você tem as publicações atualizadas e válidas para o voo planejado. Isso inclui cartas de navegação, manuais de procedimentos e tudo mais que se aplica à sua missão.
Diário de bordo
O diário de bordo deve estar atualizado com todos os detalhes sobre a aeronave e os voos anteriores. Nada de deixar para registrar depois.
Apólice de seguro ou certificado de seguro
A apólice de seguro é essencial para cobrir danos ou incidentes. Verifique se está válida e dentro da validade!
Licença de estação da aeronave válida
Caso a aeronave tenha uma licença de estação, ela precisa estar válida. Ou se você tiver um outro documento que a substitua, garanta que está correto.
Certificado de verificação de aeronavegabilidade (CVA)
O CVA ou o laudo de vistoria de aeronave é necessário para garantir que a aeronave passou por uma verificação técnica recente.
Manual da aeronave
O manual da aeronave não pode faltar! É nele que você encontra todas as informações críticas sobre os sistemas e procedimentos da máquina.
Ficha de peso e balanceamento
A ficha de peso e balanceamento é importante para garantir que a aeronave está dentro das especificações de carga e balanceamento. Sem ela, o voo pode ficar um pouco... desequilibrado!
Autorizações de operações especiais ou específicas
Se o voo envolver operações especiais, como voos em áreas controladas ou voos com condições específicas, as autorizações devem estar a bordo.
Lista de passageiros
Para voos com passageiros, é necessário ter a lista de quem está a bordo (com exceção de aeronaves experimentais ou planadores).
Manifesto de carga
Quando houver transporte de carga, também é necessário ter o manifesto com as informações de peso e balanceamento, para garantir que tudo está correto para o voo.
Esses documentos são super importantes para a segurança da operação e devem ser mantidos sempre em boas condições. E lembre-se: se você for abordado pela fiscalização da ANAC, mantenha a calma e colabore. Eles também estão ali para garantir que a aviação brasileira seja cada vez mais segura e eficiente!
Então, bora voar com tudo, mas sempre com todos os documentos em dia!
Tamo junto! Grande abraço e bons voos!
Muito bom o post! Ainda mais pra alunos que estão iniciando 👏👏