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Efeitos do carregamento durante o voo

  • 15 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de mai. de 2023

O assunto de peso e balanceamento é dado por três razões principais, são elas:

- Questões estruturais

- Performance

- Manobrabilidade (principalmente durante recuperação de stall e parafuso)



A maioria das fabricantes testam suas aeronaves dentro do "maximum authorized weight" (Peso máximo autorizado), o qual permitirá a fabricante estabelecer mínimos de operação seguros para todas as condições que estiverem dentro da capacidade de máximo carregamento da aeronave.

Voos acima da "maximum authorized weight" são possíveis, contudo, poderão ultrapassar as capacidades para qual a aeronave foi projetada. Por exemplo, falha estrutural, alto consumo de combustível, baixa performance em geral e falha na recuperação de atitudes anormais.


Além do carregamento em si, a distribuição da carga também é de extrema importância, pois ela afetará as características de stall, parafuso, decolagem, pouso e voo de cruzeiro.


Sabemos que a aeronave se equilibra em seu CG, ponto onde a nossa força peso atua. Já a sustentação atua em um ponto da asa chamado Center of Lift (CL).

Sempre que a aeronave estiver dentro dos limites de CG, o Center of Lift estará atrás da posição do CG.





Seguem abaixo as principais características para cada situação de deslocamento do CG.


Forward CG (CG à frente):

- Necessitará de maior AOA (Ângulo de Ataque) para compensar;

- Com maior AOA (Ângulo de Ataque) maior será a sustentação e consequentemente maior será o Induce Drag ( Arrasto Induzido);

- Excessiva estabilidade de pitch, consequentemente menor manobrabilidade;

- Maior dificuldade no flare (arredondamento) durante o pouso;

- Maior necessidade de uso do Trim;

- Aumento na velocidade de stall.


Aft CG (CG atrás):

- Com o deslocamento do CG para trás, menor força da cauda para baixo será necessária;

- Redução da velocidade de stall;

- CG muito para trás poderá levar a menor estabilidade de pitch;

- Menor força de cauda para baixo, consequentemente menor Trim Drag (Arrasto de Trim);

- Benefício na velocidade de cruzeiro;

- Melhor eficiência no consumo de combustível.


Com o texto acima pudemos aprender os principais fatores relacionados ao carregamento e questões ligadas ao CG da aeronave.


Levem essa teoria com vocês em todos os voos para que se possa evitar dificuldades em suas operações.


Grande abraço e bons estudos.



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Eu sou o Júlio Cesar, instrutor de voo com certificações FAA e ANAC, e, acima de tudo, um apaixonado pela aviação. Acredito que o amor que tenho por este universo vasto e fascinante precisa ser compartilhado com todos aqueles que, assim como eu, veem o céu como um campo infinito de possibilidades.

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