top of page

Arrasto (Parte II - Arrasto Induzido)

Atualizado: 11 de set. de 2021

Vamos continuar com o nosso aprendizado sobre arrasto? Já falamos do Parasite Drag (Arrasto Parasita), o qual é muito relevante em nossos voos e também durante a fase de projeto da aeronave, já que ele pode levar a menor eficiência aerodinâmica e maior consumo de combustível.


Bom..., o Induce Drag (Arrasto Induzido) também traz essas complicações... Então vamos ler sobre ele?


Primeiro ponto, o Arrasto Induzido faz parte da produção de sustentação. Mas como assim?

O Arrasto Induzido está diretamente relacionado ao ganho de sustentação. Ou seja, quando eu tenho sustentação, eu também tenho Arrasto Induzido.

Com isso, podemos concluir que a produção de sustentação nunca será 100% eficiente.


Sempre que a asa estiver produzindo sustentação, a pressão na parte inferior da asa será maior em relação a pressão da superfície superior (Princípio de Bernoulli).


O fluido naturalmente tenderá sempre a fluir do ponto de maior pressão para o de menor pressão, contudo, essa pressão tende a se equalizar nas pontas das asas. Quando isso ocorre, é gerado o famoso vórtice de ponta de asa que, quando visto da cauda da aeronave, notaremos a circulação em sentido anti-horário na ponta da asa direita e sentido horário na ponta da asa esquerda.


Podemos notar que nessa circulação de ar ocorrerá o downwash (mudança na direção de ar, desviado pela ação aerodinâmica de um aerofólio) atrás do bordo de fuga das asas.


Atenção! É exatamente o downwash que causa esse aumento de arrasto!

Esse downwash nas pontas das asas tem efeito de inclinação do vetor de sustentação para trás. Portanto, esse é o nosso Induce Drag.


Sempre que tivermos um aumento no AOA (Ângulo de ataque), o Arrasto Induzido acompanhará proporcionalmente. Nesse caso, quanto menor for minha velocidade, maior será o meu AOA para compensar a perda de sustentação. Ou seja, maior Arrasto Induzido.



Através do gráfico podemos notar que quando a velocidade está próxima da velocidade stall, o Total Drag (Arrasto Total) será maior, principalmente devido o ganho de Arrasto Induzido.


Espero que tenham apreciado a breve leitura sobre o assunto. Um grande abraço e bons estudos!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page